terça-feira, 14 de julho de 2015
Permacultura - O QUE É ISTO?
De acordo com os australianos Bill Mollison e David Holmgren, criadores da permacultura nos anos 70, permacultura é “um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis” envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientaias.
Unindo técnicas ancestrais aos modernos conhecimentos, das diversas ciências como arquitetura, engenharia, agronomia, sociologia, todas sob a ótica da ecologia.
Alguns conceitos são fundamentais em Permacultura:
# Desenho da propriedade: estudo dos vários componentes do sistema produtivo e suas interrelações para facilitar o manejo da área, sem desperdícios e sem poluição.
+ Incremento da biodiversidade em contraposição às monoculturas e aos modelos de manejo que levam a degradação ambiental.
+ Produtos orgânicos: produzir sem agrotóxicos, sem pesticidas, sem herbicidas, não contamina o solo, os veios d’água, rios e mares.
O produto orgânico encontra caminhos para combater as pragas existentes, com a maior bioquímica existente em um sistema com diversidade vegetal e animal, tornando-se mais saboroso, aromático e saudável. O produto orgânico tem bons preços no mercado que cresce conforme a conscientização da humanidade. O produto orgânico e a permacultura fixam o homem no campo, com um sistema de manejo muito mais instigante e sábio do que o das monoculturas contaminadas.
+ bioconstrução com aproveitamento dos recursos naturais como energia solar e eólica; captação da água da chuva; banheiro seco com reaproveitamento de todo composto como adubo; incidência dos raios solares dentro da moradia no inverno e não no verão; conforto térmico e acústico obtido com possíveis materiais locais, com as técnicas construtivas de taipa de mão, taipa de pilão, alvenaria com fardos de palha, superadobe, adobe, cob, tetos-jardins, etc.
Sistema de tratamento de esgotos adequados para as águas cinzas derivadas das pias de cozinha e banheiro, chuveiros e áreas de serviços, com sistemas de plantas como o círculo de bananeiras. Para as águas negras, derivadas dos vasos sanitários, caso não se utilize os banheiros secos, pode-se usar um sistema de plantas, dentro de um sistemas impermebilizado para não contaminar o solo ou fossas sépticas, filtro anaeróbico
e sumidor ou vala de infiltração em caso de lençol freático superficial.
+ Cooperação e solidariedade em contraposição ao modelo atual de sociedade competitiva...
+ Direcionar o manejo de acordo com a verdadeira vocação da área: através de um diagnóstico ambiental podemos conhecer qual a verdadeira vocação do sítio em questão. Se o homem for contra esta vocação ele vai degradar o meio ambiente, trabalhar muito e obter péssimos resultados, por exemplo: a Amazônia não é apropriada para a pastagem e para a monocultura de soja, a vocação da Amazônia pode ser a floresta de alimentos que copia a mata nativa original e produz alimentos como as castanhas e frutas de clima tropical, espécies fitoterápicas e abriga toda a biodiversidade local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário